Robótica Mole: inovação, tecnologias e possibilidades

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) promoveu, nessa segunda-feira (17/6), o 15° encontro do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação de 2019. A palestra ocorreu no Anfiteatro 1, do Instituto de Física, no Câmpus Samambaia, e teve como objetivo expor a Robótica Mole. A apresentação contou com imagens e explicações trazidas pelo pesquisador e engenheiro mecânico Plínio Zanini, da Universidade de Bristol (Reino Unido).

O Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação surgiu a partir da unificação do antigo Programa de Formação em Pesquisa e do Programa de Formação e Inovação, que ocorreu em 2017. O propósito é abordar e divulgar assuntos relacionados a pesquisas para a comunidade, tanto da UFG, quanto externa. A PRPI faz a escolha dos temas e pesquisadores levando em conta atualidades e as demandas que os estudantes trazem. Foi discutido, nesse encontro, a Robótica Mole. Segundo Plínio, seu desenvolvimento é inspirado nos seres vivos, os quais conseguem ter contato com diferentes objetos e situações de acordo com a força e delicadeza que eles exigem, sendo, assim, adaptáveis. “Nós teríamos dificuldade em aplicar robótica convencional em algumas situações, como em momentos que se torna necessário um robô maleável e delicado em seus métodos. Podemos citar como exemplo, um resgate de sobreviventes de algum desastre natural que necessite de robôs flexíveis e seguros para interação com o ambiente, ou robôs que precisam ser delicados ao pegarem objetos frágeis. É aí que se aplica a Robótica Mole”, explicou Plínio.

A ideia não é substituir a robótica convencional e, sim, desenvolver outros mecanismos para aplicações diferentes. O projeto conta com o apoio financeiro da Indústria Fontec. Estão programados mais três encontros com diferentes temáticas para esse semestre, que serão realizados nos dias 27 de junho e, 03 e 04 de julho.

Referência: https://jornal.ufg.br/n/117612-robotica-mole-inovacao-tecnologias-e-possibilidades

Veja Também!

Imagem de uma outra Notícia Soft Grippers na FISPAL 2022

A FISPAL 2022, maior feira de tecnologia e inovação para a indústria alimentícia, foi palco de uma demonstração de automação pela Soft Grippers. Apresentando seu produto, a FlexGripper, uma garra inovadora e flexível. Através da garra FlexGripper, os visitantes puderam testemunhar a precisão e versatilidade deste dispositivo revolucionário, capaz de agarrar objetos delicados com extrema eficiência.

Imagem de uma outra Notícia Uma profunda olhada no campo dos atuadores robóticos moles

Desde os primeiros dias da robótica, o foco tem sido em máquinas rígidas e inflexíveis capazes de executar tarefas específicas com alta velocidade, alta precisão e alta repetibilidade. No entanto, as limitações da robótica tradicional eventualmente se tornaram evidentes em áreas específicas, como medicina, manufatura e resposta a desastres, onde segurança e flexibilidade eram fundamentais. Pesquisas adicionais no domínio levaram à criação de garras moles e outros componentes moles que permitiam que os robôs interagissem com seu ambiente de maneira muito melhor.